Horário de Atendimento
Seg - Sex:
Das 08h às 12h e das 13h às 17h

O que é Lombalgia?

Lombalgia é um termo médico utilizado para descrever “dor lombar”, e refere-se a qualquer tipo de dor na região baixa das costas. Sua frequência é elevada, afeta indivíduos de todas as idades e é considerada a principal causa de incapacidade nos dias modernos. Curiosamente, sua origem não é bem definida em quase a totalidade dos casos!

Como a Lombalgia é causada?

A causa da lombalgia é multifatorial, e pode variar de frequência e intensidade de acordo com fatores geográficos e socioeconômicos. Felizmente, a maioria dos casos tem recuperação rápida e completa, porém recaídas e recorrências são frequentes.

Situações tais como tabagismo, obesidade e sedentarismo são reconhecidas como fatores de risco. Trabalhos com exigência física intensa e fatores psicológicos, como depressão e ansiedade, também são impactantes.

Em um pequeno grupo de indivíduos a lombalgia poderá ser persistente e incapacitante. Dores em outras partes do corpo e crenças populares a respeito da própria origem da dor influenciam negativamente na evolução e persistência da lombalgia.

Do ponto de vista biológico, trabalhos científicos demonstram alterações nas vias transmissoras do impulso doloroso (modulação) bem como nos centros cerebrais de processamento da dor.

Como tratar Lombalgia?

O tratamento pode variar de estratégia de acordo com o tempo de evolução e grau de impacto cotidiano em cada indivíduo. É indispensável a consulta a um profissional qualificado para identificar com precisão as reais causas para um correto tratamento

Mais Posts

O que é Dor Ciática?